Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Todos os autores serão incluídos nos metadados da submissão. Os nomes constarão completos, sem abreviaturas, títulos e/ou formas de tratamento, grafados em letras minúsculas, com exceção das letras iniciais.
  • As submissões são realizadas por meio do Sistema OJS. Preenchimento dos Metadados são obrigatório, sem os quais o texto científico não seguirá para avaliação.
  • A Revista Sergipana de Saúde Pública reserva-se o direito de alterar, no todo ou em parte, quando estime necessário e sem aviso prévio, as Condições para submissão e as Diretrizes para Autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • O artigo tem, no máximo, seis (6) autores. Observação: o Conselho Editorial poderá autorizar um número maior de autores desde que, na Carta de Apresentação, essa necessidade seja plenamente justificada. Atenção: essa determinação passa a vigorar a partir de 07 de dezembro de 2023.
  • Os autores podem se utilizar de gerenciadores bibliográficos para as referências.
  • Textos de outras naturezas serão publicadas em edição especial a critérios da RSSP. Projeto de Intervenção; Resenha de livros, Resumo expandido.

Diretrizes para Autores

AUTORIA

A RSSP no quesito de autoria dos manuscritos se pauta nas deliberações da International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) https://www.icmje.org/recommendations/translations/portugese2014.pdf, o qual determina que o reconhecimento da autoria fundamenta-se em contribuição substancial relacionada aos seguintes aspectos:

  1. Concepção do manuscrito e análise e interpretação dos dados;
  2. Redação do manuscrito ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual;
  3. Revisão e /ou aprovação final da versão a ser publicada;
  4. Ser responsável por todos os aspectos do trabalho na garantia da exatidão e integridade de qualquer parte da obra.

 Estas quatro condições devem ser integralmente atendidas.

 As considerações relativas à ordem de citação dos autores são de responsabilidade dos mesmos e devem ser resolvidas antes da submissão. Todas as pessoas designadas como autores e coautores são responsáveis pela autoria do manuscrito, portanto devem ter participado suficientemente do trabalho assumindo a responsabilidade pelo conteúdo escrito. Não há limite de número de autores, desde que todos preencham os critérios de contribuição.

Caso o manuscrito submetido seja em coautoria, os dados referente aos coautores deve ser informados no ato da submissão, em ordem decrescente em relação ao autor principal. A RSSP não incluirá nem excluirá autores após a submissão. Para submissão e metadados, no sistema OJS o autor submetente deve informar: seção (tipo de trabalho/categoria), título do manuscrito, dados de todos os autores como o nome completo, e-mail, país, ORCID iD (caso possua), instituição, resumo da biografia e papel desempenhado na elaboração do manuscrito bem como inserir as palavras-chave, agências de fomento, quando houver. 

Versão 3.0 (Outubro de 2023) | Baixar as instruções aos autores

Carta ao editor

Comentários sobre material publicado (02 laudas).

Artigos originais

devem conter pesquisas principais completamente novas que atestem as principais contribuições para o campo da saúde pública. O estudo deve representar novas descobertas ou descobertas em uma área de assunto que não foram publicadas anteriormente.

Estrutura do artigo: Resumo/Abstract (250 palavras/words); seguido de Introdução, Objetivo, Materiais e Métodos, Resultados/Discussão, Conclusão e Referência.

Quando se tratar de pesquisa que, individual ou coletivamente, envolva o ser humano de forma direta ou indireta, os autores devem seguir as diretrizes estabelecidas pelas Resoluções nº 466/2012 e a nº 510/2016, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)”, indicando o número do processo, a instituição e anexar o documento de aprovação.

Em regra, todo o trabalho que envolver seres humanos, sejam eles funcionários, pacientes, alunos, gestores e/ou instituição que permita o reconhecimento da identidade de alguma forma, deve também apresentar aprovação CEP.

Artigos de Revisão

trabalhos de revisão sistematizada, que apresentam como método de pesquisa a síntese de múltiplos estudos publicados dentro da área de saúde pública, podendo ser revisão bibliométrica, sistemática ou integrativa atualizada dentro da proposta da RSSP. Como estrutura deve apresentar: Resumo (250 palavras, sem abreviaturas); Abstract (250 keywords, no abbreviations); Introdução; Métodos; Resultados, Discussão, Conclusão; Referências. Recomenda-se que o número de referências seja de no máximo 35. Podem conter até 06 (seis) ilustrações (tabelas, quadros, gráficos e/ou figuras). 

Artigo de Opinião

exclusivo para autores convidados pelo Comitê Editorial, com tamanho máximo de 04 a 06 laudas. Nessa seção não serão exigidos resumos ou abstract.

Comunicações

relatos curtos de contribuições de interesse para a saúde pública, cujo conteúdo não comporte análises e discussão de maior abrangência. Limita-se a 03 laudas (exceto as referências, limita-se ao máximo de 15), incluindo resumo de até 250 palavras, sem abreviaturas, e 02 (três) ilustrações (tabelas, quadros, gráficos ou figuras). 

Relato de Caso

Os manuscritos dessa seção devem ser de casos raros, tratamento pioneiro ou possuir alguma inovação, ou resultado inusitado de interesse para a saúde pública. ATENÇÃO: antes de submeter um artigo como "Relato de  Caso", leia a Carta Circular n° 166/2018-CONEP/SECNS/MS, que traz "Esclarecimentos acerca da tramitação dos estudos do tipo 'relato de caso' no Sistema CEP/Conep para a área biomédica". Estrutura do Manuscrito: Resumo; Abstract; Introdução; Apresentação do caso; Discussão; Considerações finais; Referências.

Relato de experiências

Essa modalidade de submissão engloba relatos de projetos aplicativos, devendo conter objetivos e as formas para alcançá-los. Os manuscritos referentes a este relato deve possuir relevância para saúde pública, apresentando experiências inovadoras. Estrutura do Manuscrito: Resumo, Abstract, Introdução, Relato de Experiência, Discussão, Considerações Finais e Referências. ATENÇÃO: antes de submeter um artigo como "Relato de Experiência", leia a Carta Circular n° 166/2018-CONEP/SECNS/MS, que traz "Esclarecimentos acerca da tramitação dos estudos do tipo 'relato de caso' no Sistema CEP/Conep para a área biomédica" .

Documentos para Submissão

1. Manuscrito:

* Siga o template e as normas editoriais disponíveis nos links

Template: CLIQUE AQUI

Normas da ABNT : CLIQUE AQUI

2. Motivos para Rejeição do Artigo

  • Submissões incompletas
  • Despadronização das Normas
  • Artigos fora do escopo da Revista

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.