Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Sergipana de Saúde Pública é um importante veículo de divulgação da produção técnico-científica em Sergipe para o campo da saúde.
Atendendo às finalidades editoriais para as quais foi criada, a Revista Sergipana de Saúde Pública tem como foco tornar-se espaço de atualização constante para os profissionais do SUS, que operam e estudam o Sistema Único de Saúde em Sergipe e em todo país.

Sua missão consiste, portanto, em fomentar o desenvolvimento da Saúde Coletiva por meio da publicação científica advinda de ações e pesquisas de relevância e correlação com o campo da saúde.

Vinculado à Escola de Saúde Pública de Sergipe, o periódico adota linha editorial com escopo direcionado à compreensão das diversas interfaces do campo da saúde pública e se propõe a propagar a pesquisa dos mais variados temas dessa área do conhecimento com a publicação de artigos atuais e inéditos de autores brasileiros.

Trata-se de um periódico semestral revisado por pares, publicando artigos originais, artigos de revisão e descrição de experiências. Os trabalhos devem ser inéditos e, portanto, não podem ter sido publicados ou submetidos a outros periódicos. O artigo deve, efetivamente, representar contribuição para a área, ou seja, deve tratar de um tema relevante, a fundamentação teórica deve ser atual e refletir o estado da arte na área, o método científico deve ser explicitado e as análises e conclusões devem ser claras e alinhadas ao objetivo proposto. Trabalhos que envolvam pura revisão de bibliografia deverão tratar de temática atual e a abordagem deve ser aprofundada e analítica.
A RSSP conta com um Conselho Editorial composto de professores da ESP e de outras instituições de ensino do país e internacionais, técnicos renomados do SUS e da própria instituição SES Sergipe; em seu Comitê Editorial conta com a Editora-chefe; Editora Executiva e Editora Assistente; o Conselho Editorial é responsável também pelos conteúdos publicados e pelo respaldo técnico; os membros pareceristas, especialistas em vários campos da saúde pública, que participam das avaliações por pares.
A Revista Sergipana de Saúde Pública não cobra taxas dos autores para a submissão ou para a publicação de trabalhos, em caso de aprovação e publicação do trabalho no periódico, os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade da revista, que adota a Licença Creative Commons CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt) e a política de acesso aberto, portanto, os textos estão disponíveis para que qualquer pessoa leia, baixe, copie, imprima, compartilhe, reutilize e distribua, com a devida citação da fonte e autoria. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.

Política de Revisão
DUPLO CEGO AOS PARES
Licenciamento Open Access
Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0.
Frequência de publicação
SEMESTRAL