AVALIAÇÃO BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTIFÍCA SOBRE SAÚDE BUCAL NO CONTEXTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Autores

  • Fabricio Eneas Diniz de Figueiredo Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro/SE
  • Francilene Amaral da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Jouber Aciole

Palavras-chave:

Saúde Pública, Saúde Bucal, Sistemas de Saúde, Serviços de Saúde Bucal, Bibliometria

Resumo

Objetivo: Avaliar quantitativamente e descritivamente a produção bibliográfica da Odontologia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Método: Realizou-se uma busca na base de dados Scopus por artigos científicos que continham em seus títulos, resumos e
palavras-chave termos relacionados ao SUS. Foram selecionados artigos originais e revisões de literatura (simples ou sistemáticas), publicados a partir de 1989, sem restrição quanto a língua de publicação ou país de origem. Resultados: Aproximadamente 900 artigos foram identificados. Após avaliação dos títulos, resumos e palavras-chave, 90 artigos foram incluídos neste estudo, sendo 80 artigos originais e 10 revisões narrativas ou críticas. O período de publicação foi de 2008 a 2021. A média de tempo de publicação destes estudos é de 5,4 anos. Combinados, eles apresentam um total de 412 citações, sendo a média de citação por documento de 4,78 e a média anual de citações de 0,68. Os artigos selecionados foram publicados em 20 periódicos diferentes, sendo 15 internacionais e 5 nacionais. Os artigos selecionados apresentaram 351 autores (média de 3.86 autores por artigo). A análise de palavras-chave demonstrou que cárie dental e câncer de boca foram os temas mais abordados. Considerando temas gerais da saúde pública, os mais abordados foram administração e o acesso aos serviços de saúde odontológicos na Atenção Primária à Saúde.
Conclusão: Há uma carência de estudos sobre políticas públicas, intervenção e planejamento em Odontologia para melhor embasar as ações de saúde bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

DINIZ DE FIGUEIREDO, F. E.; AMARAL DA SILVA , . F. .; DOS SANTOS ACIOLE, J. M. . AVALIAÇÃO BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTIFÍCA SOBRE SAÚDE BUCAL NO CONTEXTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Revista Sergipana de Saúde Pública, [S. l.], v. 1, n. 01, 2022. Disponível em: https://revistasergipanadesaudepublica.org/index.php/rssp/article/view/5. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos originais de temas livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)